Dashboard: por que aplicá-lo em sua empresa?

Atualmente, com o grande bombardeio de informações, dados e processos, o trabalho de gestão empresarial tem se mostrado cada vez mais desafiador. Não basta apenas coletar números, apontar erros e anotar resultados. Quando falamos de uma boa gestão de negócios, mencionamos como esses indicadores podem influenciar no seu planejamento estratégico, auxiliar sua empresa a resolver adversidades e, principalmente, como precaver crises.

O Dashboard é uma das várias ferramentas utilizadas para organizar os processos internos da sua empresa. Continue a leitura e entenda como ele pode te ajudar!

O que é Dashboard?

O Dashboard é um painel visual no qual se encontram informações, parâmetros e dados importantes para a empresa através do uso de gráficos e tabelas.

Mas como esse instrumento pode te ajudar na prática? Pelo fato de reunir dados em tempo real e metrificar, de forma simples e clara, os objetivos da empresa, o Dashboard auxilia na tomada de decisões, a partir da exposição dos resultados no painel.


Sendo assim, o rendimento da sua empresa pode melhorar com a mudança da estratégia utilizada, caso perceba que a atual não seja a mais eficiente para atingir o propósito estipulado. E como você irá saber disso? Através de um Dashboard eficiente.

Por que aplicá-lo em sua empresa?

Com o constante fluxo de dados e processos, várias empresas já implementaram a análise de dados em sua rotina produtiva. Ter controle e manter o equilíbrio dos seus indicadores pode garantir uma melhor efetividade de suas metas e objetivos, como também trazer ótimos resultados para a sua organização.

Quando mencionamos dados, estamos falando sobre processos internos, projetos, vendas, marketing, capacidade produtiva, planejamento estratégico, além de outras demandas que necessitam de mensuração. Portanto, possuir um modelo visual e didático de gestão de dados poderá ser uma grande chave para o futuro de sua empresa. 

Com o Dashboard, você poderá:

  • Acompanhar a produção e marketing da sua empresa

A utilização de métricas, números e indicadores são pontos fortes para avaliar os setores de produção e venda da organização. Portanto, nada mais importante do que visualizar se as estratégias adotadas estão gerando resultados positivos e quais pontos devem ser melhor desenvolvidos.

  • Proporcionar clareza aos dos dados coletados

A principal função do Dashboard é exatamente transformar os dados e informações em algo visual. Além de organizar e estruturar as informações de modo prático, ele também é responsável por esclarecer aspectos internos que muitas vezes podem ter sido mal compreendidos ou interpretados. Esses dados podem variar entre valores, número de vendas, resultados de prospecções, capacidade produtiva, custos e entre outras variáveis.

  • Alinhar as diversas áreas e departamentos da empresa

A boa comunicação entre os setores internos de uma organização garante um melhor alinhamento de estratégias entre os departamentos. Com as áreas de produção, venda, comunicação e administração alinhadas, você conseguirá otimizar processos, gerir melhor o tempo e potencializar resultados para a sua empresa.

  • Prevenir e solucionar crises

Tornar evidente resultados e indicadores de operações mal sucedidas facilita o processo de tomada de decisão e solução de adversidades. Portanto, além de decifrar situações complicadas, o Dashboard e a análise de dados evitam a produção de planejamentos mal estruturados que possam atrapalhar os processos da organização. 

Tipos de Dashboard

Levando em consideração a realidade e as particularidades de cada instituição, existem 3 tipos de Dashboards principais. Conheça a seguir quais são eles e qual melhor se encaixa na sua empresa.

Dashboard Operacional: uma ótima opção, no geral, e é um dos mais usados. Ele mostra informações importantes sobre o desempenho das operações vigentes na empresa. Dessa forma, é possível acompanhar os resultados gerados por ações e projetos e identificar se estão dentro das expectativas esperadas.

Dashboard Tático: nesse tipo de painel visual, é comum encontrar  indicadores de performance das atividades realizadas dentro da instituição. Um dos seus principais objetivos é ajudar na tomada de decisões dentro da empresa a partir dos dados expostos. Assim, através das informações disponibilizadas nesse tipo de Dashboard, é possível mudar a estratégia atual para uma mais eficiente, se necessário.

Dashboard Estratégico: uma boa opção para quem busca um Dashboard que auxilie diretamente no crescimento da empresa. Nele estão presentes indicadores-chaves de desempenho importantes para as estratégias de negócio da empresa. Desse modo, através dessas informações encontradas nesse painel, é possível identificar se uma ação/projeto específico está gerando resultados positivos ou não, possibilitando a correção de erros e falhas, se assim for preciso.

E aí? Gostou do conteúdo e quer aplicar o Dashboard na sua empresa? A ESTAT está mais do que disposta a trazer soluções e auxiliar a sua empresa a crescer. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Gostou do artigo?

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn

Deixe um comentário

entre em contato
Formulário