Dashboard: por que aplicá-lo em sua empresa?

Atualmente, com o grande bombardeio de informações, dados e processos, o trabalho de gestão empresarial tem se mostrado cada vez mais desafiador. Não basta apenas coletar números, apontar erros e anotar resultados. Quando falamos de uma boa gestão de negócios, mencionamos como esses indicadores podem influenciar no seu planejamento estratégico, auxiliar sua empresa a resolver adversidades e, principalmente, como precaver crises.

O Dashboard é uma das várias ferramentas utilizadas para organizar os processos internos da sua empresa. Continue a leitura e entenda como ele pode te ajudar!

O que é Dashboard?

O Dashboard é um painel visual no qual se encontram informações, parâmetros e dados importantes para a empresa através do uso de gráficos e tabelas.

Mas como esse instrumento pode te ajudar na prática? Pelo fato de reunir dados em tempo real e metrificar, de forma simples e clara, os objetivos da empresa, o Dashboard auxilia na tomada de decisões, a partir da exposição dos resultados no painel.


Sendo assim, o rendimento da sua empresa pode melhorar com a mudança da estratégia utilizada, caso perceba que a atual não seja a mais eficiente para atingir o propósito estipulado. E como você irá saber disso? Através de um Dashboard eficiente.

Por que aplicá-lo em sua empresa?

Com o constante fluxo de dados e processos, várias empresas já implementaram a análise de dados em sua rotina produtiva. Ter controle e manter o equilíbrio dos seus indicadores pode garantir uma melhor efetividade de suas metas e objetivos, como também trazer ótimos resultados para a sua organização.

Quando mencionamos dados, estamos falando sobre processos internos, projetos, vendas, marketing, capacidade produtiva, planejamento estratégico, além de outras demandas que necessitam de mensuração. Portanto, possuir um modelo visual e didático de gestão de dados poderá ser uma grande chave para o futuro de sua empresa. 

Com o Dashboard, você poderá:

  • Acompanhar a produção e marketing da sua empresa

A utilização de métricas, números e indicadores são pontos fortes para avaliar os setores de produção e venda da organização. Portanto, nada mais importante do que visualizar se as estratégias adotadas estão gerando resultados positivos e quais pontos devem ser melhor desenvolvidos.

  • Proporcionar clareza aos dos dados coletados

A principal função do Dashboard é exatamente transformar os dados e informações em algo visual. Além de organizar e estruturar as informações de modo prático, ele também é responsável por esclarecer aspectos internos que muitas vezes podem ter sido mal compreendidos ou interpretados. Esses dados podem variar entre valores, número de vendas, resultados de prospecções, capacidade produtiva, custos e entre outras variáveis.

  • Alinhar as diversas áreas e departamentos da empresa

A boa comunicação entre os setores internos de uma organização garante um melhor alinhamento de estratégias entre os departamentos. Com as áreas de produção, venda, comunicação e administração alinhadas, você conseguirá otimizar processos, gerir melhor o tempo e potencializar resultados para a sua empresa.

  • Prevenir e solucionar crises

Tornar evidente resultados e indicadores de operações mal sucedidas facilita o processo de tomada de decisão e solução de adversidades. Portanto, além de decifrar situações complicadas, o Dashboard e a análise de dados evitam a produção de planejamentos mal estruturados que possam atrapalhar os processos da organização. 

Tipos de Dashboard

Levando em consideração a realidade e as particularidades de cada instituição, existem 3 tipos de Dashboards principais. Conheça a seguir quais são eles e qual melhor se encaixa na sua empresa.

Dashboard Operacional: uma ótima opção, no geral, e é um dos mais usados. Ele mostra informações importantes sobre o desempenho das operações vigentes na empresa. Dessa forma, é possível acompanhar os resultados gerados por ações e projetos e identificar se estão dentro das expectativas esperadas.

Dashboard Tático: nesse tipo de painel visual, é comum encontrar  indicadores de performance das atividades realizadas dentro da instituição. Um dos seus principais objetivos é ajudar na tomada de decisões dentro da empresa a partir dos dados expostos. Assim, através das informações disponibilizadas nesse tipo de Dashboard, é possível mudar a estratégia atual para uma mais eficiente, se necessário.

Dashboard Estratégico: uma boa opção para quem busca um Dashboard que auxilie diretamente no crescimento da empresa. Nele estão presentes indicadores-chaves de desempenho importantes para as estratégias de negócio da empresa. Desse modo, através dessas informações encontradas nesse painel, é possível identificar se uma ação/projeto específico está gerando resultados positivos ou não, possibilitando a correção de erros e falhas, se assim for preciso.

E aí? Gostou do conteúdo e quer aplicar o Dashboard na sua empresa? A ESTAT está mais do que disposta a trazer soluções e auxiliar a sua empresa a crescer. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Gostou do artigo?

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no LinkedIn

Deixe um comentário

entre em contato
Formulário
entre em contato
Formulário
Dias
Horas
Minutos
Segundos

Promoções em todos os serviços!