Vivemos em um mundo cada vez mais digital, onde um número absurdo de dados é criado a cada segundo. Consequentemente, o sucesso de um negócio está entrelaçado com a forma que esses dados são utilizados para auxiliar nas tomadas de decisões.
É aí que entra Data Analytics (ou somente Analytics): O uso aplicado de dados e análises para se tomar decisões de forma mais eficiente. Analytics podem ser aplicados em todos os negócios e departamentos.
Segundo a pesquisa global “Here and now: the need for an Analytics platform”, feita pela empresa SAS em 2018, 72% das organizações consultadas afirmam chegar a insights relevantes a partir dos dados e 60% delas se veem mais inovadoras com a adoção do Analytics em suas estratégias.
Porém, o uso de dados por si só não se faz suficiente: é preciso deixar todo o seu negócio ser guiado por eles. Empresas de sucesso como Uber, Alibaba e Amazon são “obcecadas pelos consumidores”, como diz Jeff Bezos.
Isso quer dizer que os dados não são utilizados apenas para confirmar o sucesso de uma propaganda ou ser a solução para melhora da venda de um produto, mas também que os dados gerados pelos consumidores são constantemente analisados para que a relação do cliente com a empresa seja cada vez mais pessoal e individualizada.
Empresas que têm processos de uso de dados bem estruturados experienciam vários benefícios, entre eles o aumento da eficiência de ações de marketing, o acompanhamento de tendências em tempo real, a diminuição de fatores de risco, dentre outros. É evidente que Data Analytics é atualmente a mais poderosa ferramenta para tomar as decisões mais eficientes no mundo dos negócios.Compar