CONTROLE DE QUALIDADE

27 de abril de 2021Escrito por Tailine Nona

Como uma empresa pode avaliar se seus produtos e/ou serviços estão sendo oferecidos com qualidade? Como saber se a empresa tem mantido um padrão de excelência? Onde a estatística entra?

O principal objetivo de um empreendimento deve ser oferecer produtos e serviços de qualidade aos seus clientes.  No entanto, independente do tamanho da empresa, não é fácil avaliar a olho nu se todos os produtos/serviços estão seguindo o mesmo padrão de qualidade. 

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, se diz qualidade “superioridade, excelência de alguém ou de algo”.  Em uma visão estatística, quanto maior a qualidade, menor a variabilidade. E, finalmente, em um contexto empresarial, David A. Garvin (1987) relaciona qualidade a oito dimensões:

  1. Desempenho: O produto realizará a tarefa pretendida?
  2. Confiabilidade: Qual a frequência de falhas do produto?
  3. Durabilidade: Quanto tempo o produto durará?
  4. Assistência técnica: Qual a facilidade para se consertar o produto?
  5. Estética: Qual a aparência do produto?
  6. Características: O que o produto faz?
  7. Qualidade percebida: Qual a reputação do produto ou da companhia
  8. Conformidade com as especificações: O produto é feito como o projetista pretendia?

Alguns acreditam, equivocadamente, que melhorar a qualidade é gastar mais para fabricar um produto quando, na verdade, melhoria da qualidade é eliminação sistemática de resíduos como:

  • Perda e retrabalho da fabricação, inspeção e teste;
  • Erros em documentos;
  • Falhas no atendimento ao consumidor.

A eliminação/diminuição desses resíduos resulta em: 

  • Redução dos custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Consumidores mais satisfeitos;
  • Maiores lucros para companhia.

Mas afinal, como uma empresa pode inspecionar a qualidade de seus produtos/serviços? Um profissional estatístico pode ajudar, utilizando Controle Estatístico de Qualidade (CEQ). Mas, como assim estatística em um processo essencialmente administrativo? Abaixo estão exemplos de como a estatística pode ser aplicada no controle de qualidade em uma empresa:

  • Desenvolvimento de produtos:
    • Comparar diferentes materiais;
    • Determinar a tolerância dos sistemas.
  • Determinar a capacidade de um processo de fabricação:
    • Melhorar sistematicamente um sistema através da redução da variabilidade.
  • Investigar melhorias no processo:
    • Pode conduzir a rendimentos maiores e custos menores.
  • Fornecer a confiabilidade de um produto:
    • Pode levar a novos produtos que tenham vida útil maior.

Através do CEQ é possível identificar e corrigir falhas nos produtos/serviços. Fazendo a coleta, análise e implementando planos de ação é possível verificar quais os benefícios que o controle estatístico está trazendo para a empresa.  Para isso, é importante anotar todos os procedimentos que deram certo e realmente corrigiram as falhas identificadas. Depois, essas informações devem ser divulgadas dentro da empresa para que todos fiquem cientes das melhorias realizadas e possam segui-las.

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